TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA


ESTE É UM ESPAÇO PARA REFLETIRMOS SOBRE NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA...

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Uma Lição Digital !!

 Do computador à lousa digital, pesquisas inéditas mostram quando e como a tecnologia realmente funciona na escola:

Poucos segundos depois de bater o sinal que anunciava o início da aula de ciências, os alunos do 6º ano começaram a entrar na classe da professora Leika Procopiak, cada um carregando seu próprio laptop, trazido de casa. Ao se acomodar nas mesas, nenhum deles tirou da mochila um caderno ou um livro. Abriram seus computadores, conectaram-se à internet (sem fio e de alta velocidade) e estavam prontos para aprender a lição do dia: fotossíntese. “Cada dupla decide quais das atividades fará hoje”, disse ela, no início da aula.
Sem usar a lousa e movimentando-se pela sala, Leika passou os 80 minutos seguintes orientando pesquisas em bancos internacionais de dados on-line sobre fontes de energia. Ajudou a fazer simulações gráficas de como variações da luz e da temperatura podem afetar o resultado da fotossíntese. Corrigiu exercícios propostos a partir de vídeos a que os alunos assistiram em sites especializados na web. Depois, cada dupla de alunos produziu um relatório, compartilhado com os colegas e com a professora pelo serviço de arquivos on-line Google Docs. O sinal marcando o fim da aula bateu e nenhum caderno saíra das mochilas.
Essa aula aconteceu na Graded School, uma das melhores escolas de São Paulo. É o tipo de atividade com que sonham pais deslumbrados com a parafernália tecnológica que atualmente é alardeada por colégios particulares. Escolas que muitas vezes cobram mensalidades mais altas por isso. Há mais de 25 anos tenta-se comprovar a eficácia do uso da tecnologia no ensino. Mas depois de tanto tempo, e de tanto marketing, ainda resta a pergunta: usar tecnologia para ensinar faz os alunos aprender mais?
A resposta é sim. Dois estudos inéditos demonstram como a tecnologia ajudou a melhorar as notas de alunos da rede pública. A Fundação Carlos Chagas (FCC) acaba de concluir uma avaliação dos alunos de todas as escolas públicas do município de José de Freitas, no interior do Piauí, que desde o início de 2009 estudam com o apoio de lousas interativas, laptops individuais e softwares educativos. De acordo com o estudo, esses alunos melhoraram sua média de matemática em 8,3 pontos, enquanto os que não usaram a tecnologia avançaram apenas 0,2 ponto. O segundo estudo, da Unesco, braço das Nações Unidas para a educação, avaliou o desempenho de alunos de escolas públicas de Hortolândia, em São Paulo, que usaram salas de aula com lousa digital e um computador por aluno. O avanço foi de duas a sete vezes em relação aos colegas em salas de aula comuns.

REFLEXÃO: Será que adianta trocar o caderno por notebook ou tablet sem ter estratégias e conteúdo para usá-los ?????


4 comentários:

  1. Creio que a tecnologia tenha um papel muito importante no aprendizado, assim como já foi exposto na matéria. Ela desperta o interesse dos alunos e com isso eles aproveitam muito mais as aulas. Uma pena que o Brasil esteja tão atrasado com relação ao uso da tecnologia.

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  2. Olá Dominique,

    Obrigada por participar das discussões aqui propostas.
    O caminho é começarmos por nossas aulas, despertando a curiosidade e interesse dos alunos.

    Deborah

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  3. Embora talvez nem fosse a discussão proposta pelo tópico mas fico me perguntando, caso estes estudos estejam certos e a tecnologia realmente ajude no aprendizado dos alunos, como explicar o fato de que, mesmo em estados com maior renda per capita, como São paulo e Rio de Janeiro, nos quais a maioria dos alunos, mesmo os de escola pública, tem acesso a internet fora da sala de aula, o aproveitamento deles não me parece melhorar por conta disso..

    Naturalmente, pode-se argumentar que em casa a maioria deles não utiliza a internet como fonte exclusiva de informação construtiva, como seria na internet escolar, mas, por outro lado, essa sensação de que " aprender pela internet eu aprendo em casa" não poderia, em teoria, aumentar o desinteresse dos alunos.?

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  4. Rafael, obrigada por participar das discussões.
    De fato, temos que discutir sobre as mudanças de estratégias em sala de aula e de que forma a tecnologia, como uma ferramenta educacional, poderá incentivar e motivar o aluno na construção do conhecimento.

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